top of page

Itália amore mio

Quando a oportunidade encontra com a vontade, feche os olhos e siga o seu instinto

Em meados de 2012 foi divulgado pela Harley-Davidson os locais de comemoração de 2013 pelos 110 anos da criação da marca e um desses locais seria em Roma, na orla de Ostia - assim surgiu a oportunidade e logo depois a vontade começou a nascer quando me dei conta que a minha família havia chegado no Brasil no inicio do século passado, vindos da Itália, mais precisamente da região de Frosinone, da Villa de Santo Stefano.

Não havia mais o que pensar, tínhamos que ir para a Itália.

PLANEJAMENTO DA VIAGEM

Principal item de planejar uma viagem - Conselho PP: paciência e pesquisa.

PASSAGEM - Uso de milhagem, mas como o destino Roma estava muito caro em termos de milhas, pesquisamos outros opções, principalmente Paris.

Hospedagem - Optamos por um hotel fora do centro, mas próximo ao metrô, o que facilitou em muito o deslocamento pela cidade evitando transtorno com estacionamento e multas.

A VIAGEM

Saímos de São Paulo com destino a Paris, numa viagem bem tranquila apesar de ser classe econômica.

Chegamos no aeroporto Charles de Gaulle pela manhã e seguimos direto para a estação de trem Gare de Lyon, onde embarcamos no trem bala (TGV) com destino a Milão.

Alguns podem estar pensando - "Chegaram em Paris e seguiram direto para Milão, porque não ficaram um pouco em Paris?" - resposta - Voltaremos a Paris no final de viagem.

TGV - Train à Grande Vitesse - Trem de Grande Velocidade

A viagem de trem bala (TGV) é uma experiência fantástica e bastante confortável, uma viagem de 7 horas através do sul da França (Lyon) e norte da Itália (Turim) com paisagens de perder o folego. Claro que poderíamos seguir de avião (Low Cost) que seria apenas um pouco mais caro, todavia valia muito a pena curtir mais essa experiência.

 

MILÃO

Milão é a cidade da moda, isso mesmo, além das pessoas lá tudo é chic, as ruas, os restaurantes, bares e as gelaterias (huuuummmm), essas ultimas devem ser apreciadas com muita calma, apenas para dar água na boca seguem alguns sabores imperdíveis: Nutella, Pistachio, Fichi (figo), Nocciole (avelã), Mascarpone, Fragola (morango) e claro Cioccolato.

Galeria Vittorio Emanuele II
Galeria Vittorio Emanuele II
 

VERONA

Em Milão alugamos um carro para seguir viagem na direção de Veneza, mas como era dia dos namorados resolvemos comemorar esse dia em Verona na casa de Giulietta (Julieta). Verona é uma cidade muito bem cuidada e que vale a pena visitar.

Rio Ádige - Verona
Casa de Julieta - Via Cappello, 23, 37121 Verona
 

VENEZA

Seguimos para Veneza, mas como os hotéis e estacionamentos são muitos caros, achamos por bem considerar a hospedagem fora da cidade e utilizar o transporte publico para ir e vir, uma economia considerável.

Esse é um destino que deve estar na cabeça de todos que visitam a Itália e com toda a razão porque é um lugar único, lindo e romântico.

Canais de Veneza
Ponte de Rialto - Veneza
 

PÁDUA

Passamos em Pádua para visitar a igreja Santo Antônio de Pádua em homenagem a minha mãe, que é devota e nasceu no dia de Santo Antônio.

Igreja Santo Antônio de Pádua
 

FLORENÇA

Aqui teremos que voltar e passar no mínimo uma semana explorando a cidade. A arquitetura é magnifica e o local é cheio de historia


Ponte Vechia
 

PISA

Não poderíamos deixar de visitar Pisa antes de seguir para Roma para participar dos eventos. Uma nota importante é que um dos eventos seria uma missa reservada que seria celebrada pelo Papa Francisco, a qual minha esposa Madalena foi sorteada, entre milhares de pessoas para participar.


Torre de Pisa
Torre de Pisa
 

ROMA

O evento da Harley-Davidson ocorreu em Ostia, bem próximo a praia.

O local escolhido não poderia ser melhor, a vista, o acesso, o clima e a brisa fizeram a diferença, isso sem falar da organização impecável.

Coliseu de Roma
Óstia - Chegada dos "Bikers" para o evento de 110 anos da Harley Davidson
Vaticano
Coliseu - Tour de motos

Fontana di Trevi - Roma
Fontana di Trevi - Roma
 

VILLA SANTO STEFANO

Terra dos meus bisavós, cidade pequena no alto de uma colina cujos habitantes mantém tradições

religiosas e com uma participação bastante significativa nas atividades cívicas da Villa.

Comune Di Villa Santo Stefano - Frosinone
Comune Di Villa Santo Stefano - Frosinone
Homenagem aos heróis de guerra 1915-1918 - Comune Di Villa Santo Stefano - Frosinone
 

NÁPOLES

Nossa próxima parada é cheia de tradições e lugares para explorar.

Curiosidade: Foi em Nápoles que em 1889 o pizzaiolo Rafaelle Esposito criou a pizza Margherita, para homenagear a rainha Margherita di Savoia durante sua visita à cidade de Nápoles. Vale ressaltar que os ingredientes usados foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência à bandeira da Itália: branco representado pela mozarela de búfala, verde pelo manjericão e vermelho pelo molho de tomates (a pizza original não leva tomate em sua composição, como foi adotada pelo mundo, a tradição italiana é com o molho de tomate apenas).

Duas pizzarias reivindicam a titularidade da criação dessa pizza, a Port’Alba e a Brandi, que existem até hoje. Fomos na Brandi e como diz a tradição a pizza Margherita não pode ser divida então o jeito foi encarrar a pizza todinha.

Outra curiosidade da cidade é o modo como devemos atravessar as ruas e avenidas, porque onde não tem semáforo ou faixa de pedestre basta ir atravessando devagar e de forma constante sem parar que, por incrível que pareça, você estará seguro e ninguém irá te xingar. Confesso que a primeira vez deu um frio na barriga, mas depois de algum tempo já parecia um napolitano.

Castel Nuovo
Galeria Umberto I

Pizzaria Brandi - Napoles
Pizza Margherita (receita original) - Pizzaria Brandi
 

POMPEIA

Apesar do fato das cinzas do Vesúvio terem dizimado a população de Pompeia e dar um ar tétrico à cidade antiga, vale muito a pena conhecer as ruínas, muito bem preservadas por sinal, e entender como os habitantes viviam antes da catástrofe.

Rua em Pompeia
Pompeia e ao fundo podemos ver o Vulcão Vesúvio
Corpo coberto por cinza vulcânica
Ruinas de casas da época de Pompeia
Monte Vesúvio
 

COSTA AMALFITANA

Depois de Pompeia saímos da autoestrada e pegamos um caminho costeiro para Amalfi, a pista é muita estreita, mas cheio de charme e beleza e com uma vista para o Mar Tirreno que faz qualquer um querer procurar um terreno e se mudar para lá.

A cidade de Amalfi e as demais cidades vizinhas são muito bem cuidadas e com muita historia devido ao intenso intercâmbio entre o império Bizantino e o Egito durante a idade média.

A Catedral de Amalfi foi construída no século IX, também chamada de Duomo Amalfitano, é o coração da cidade; em estilo bizantino, foi reformada, no século XI, localiza-se na Piazza del Duomo.

Vista da Costa Amalfitana
Vista da Costa Amalfitana
Vista da Costa Amalfitana
Vista da Costa Amalfitana
Vista da Costa Amalfitana
Vista da Costa Amalfitana
Vista da Costa Amalfitana - Positano
Amalfi
Praia em Amalfi
Amalfi
Praia em Amalfi
Catedral de Amalfi: Casa das relíquias de Santo André Apóstolo
 

PARIS

PONTOS TURÍSTICOS INTERESSANTES DA CIDADE LUZ

Arco do Triunfo

É uma sensação ótima tirar uma foto ao pé do Arco do Trinfo, do tipo "Veni, vidi, vici".

Arco do Triunfo - Paris
 

Catedral Sacre Coeur

Além de uma vista impagável da cidade, a Catedral é magnifica, mas atenção na subida para a Catedral tem muitos ambulantes que te abordam fortemente para vender lembranças, por isso fique ligado.

Vista da Catedral Sacre Coeur
Catedral de Sacre Coeur
 

Museu do Louvre

Ver a Monalisa e outros quadros famosos não tem preço. E ainda de quebra para quem é fã de Dan Brown (Código Da Vinci) poderá ver as salas que ele menciona no livro e filme.

Museu do Louvre - Paris
Museu do Louvre
 

Catedral Notre Dame

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Sua construção foi iniciada no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Paris, na pequena ilha rodeada pelas águas do Rio Sena.

Foi aqui que Victor Hugo se inspirou para escrever a obra "Corcunda de Notre Dame"

Catedral de Notre Dame
 

Avenue Champs Elysee

Excelente área para um passeio ao final da tarde para tomar um café, comer um macarron na famosa Pierre Hermé, ou até um lanche no Mcdonalds.

Os melhores Macarons do mundo
 

Moulin Rouge

Teatro de revista com os shows mais famosos de Paris e talvez da Europa, e faz sucesso desde a sua abertura em 1889, não deixe de incluir uma visita no seu roteiro por Paris

Moulin Rouge - Casa de Shows
 

Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes é com certeza uma visita obrigatória para quem visita Paris. Ele representa a riqueza, o poder absoluto e todos os excessos da corte francesa, os visitantes ficam impressionados em todos os aspectos. Quer seja pela área ocupada, pelo seu domínio ou pela riqueza de detalhes na decoração e arquitetura. Isso sem falar em seus jardins e pelas historias dos seus reis e rainhas que lá residiram.

Vista do Palácio de Versalhes
 

Torre Eiffel

E finalmente não tenho comentários para descrever esse cartão postal, vale muito a pena subir para ter uma visão de 360º da cidade.

Torre Eiffel
 

REVISTA HOG 110 ANOS HARLEY DAVIDSON

AVALIAÇÃO GERAL DA VIAGEM: Excelente com retorno obrigatório.

PONTOS ALTOS: Paisagem, Gastronomia e Cultura

bottom of page