top of page

Cartagena de Indias

Cartagena de Índias, beleza Colombiana

Temperatura 32°C na sombra.

Necessário - protetor solar fator "mil", chapéu e bermuda.

Cartagena de Índias, e não “das Índias” como alguns falam, ou simplesmente Cartagena, é uma simpática cidade colombiana as margens do Mar das Caraíbas, onde ainda estão preservadas lembranças dos séculos XVI e XVII, mas também deixa espaço para modernidade dos dias atuais.

Considerando a sua localização estratégica, durante o período colonial o seu porto teve um papel fundamental no desenvolvimento da região e, consequentemente, tornou-se alvo constante de ataques piratas.

A Cidade Amuralhada, parte antiga da cidade, é cercada por uma muralha e concentra alguns dos principais pontos turísticos, como a Torre do Relógio ponto de partida de alguns passeios, o Palácio da Inquisição, igrejas, praças e museus.

Ela é formada por quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani. Dentro das muralhas está quase toda a parte antiga de Cartagena, com suas ruas românticas e edificações antigas.

A muralha é um dos pontos mais importante de Cartagena e é por si só uma ótima opção de caminhada no fim de tarde, quando o sol se põe sobre o mar. Se você não tiver medo de altura vale a pena caminhar sobre o muro, e no final da tarde tirar muitas fotos.

Próximo ao centro, mas fora da muralha estão outros pontos de interesse – Castelo de San Felipe de Barajas e o Convento Santa Cruz de La Popa, esse último não visitamos, mas devido ao ponto alto da sua localização tem uma vista bastante ampla da cidade.

Durante a sua viagem, reserve um bom tempo para desbravar o centro histórico, e caminhar sem compromisso por suas ruas, sempre cheias de vendedores de frutas, arepas, artesãos e artistas. Não deixe de conhecer a Catedral, o Palácio da Inquisição, a Igreja de San Pedro Claver e sua praça, o Parque Bolívar e a Torre do Relógio - construída como entrada principal da muralha.

Seja dia ou noite, Cartagena tem animação de sobra. Com o sol caribenho e as temperaturas altas (muito altas) durante o dia, não faltam passeios, pontos turísticos e lojinhas para conhecer; à noite a temperatura não alivia, mas a cidade se ilumina com suas luminárias do século passado e as carruagens desfilam pela cidade com o som característico do andar dos cavalos que lembram Petrópolis, por um instante me imaginei um viajante no tempo.

Atenção se você pensa que irá encontrar praias dos paraísos caribenhos como Cancun, Saint Marteen e Barbados, tire o cavalinho da chuva, porque as praias urbanas perto da cidade amuralhada têm muitas pedras, cor escura e muitas placas proibindo o acesso, em Bocagrande têm águas claras mas a areia é bem escura, por isso dá a impressão que a praia toda é escura.

Cartagena é um destino para quem curte história e passado. Um lugar para conhecer edifícios antigos, igrejas, castelos e conventos, mas ao mesmo tempo para ser mantida essa infraestrutura, temos que sofrer com o assédio dos que tentam sobreviver do turismo, por isso a expressão – “No, gracias” é muito importante.

É fácil comer bem na cidade e encontrar atividades para fazer, especialmente para quem curte história.

Acredito que quatro dias são suficientes para conhecer a cidade, mas se você prefere fazer uma viagem tranquila, considere aumentar uns 2 dias a estada. Além do mais, a cidade nos encanta com as ruas pequenas e cenários românticos, com certeza você irá voltar para casa com aquele “gostinho de quero mais”.

À noite, Cartagena não perde o ritmo e continua cheia de atrações. Muitas pessoas passeando nas ruas, restaurantes, bares e até algumas baladas com bastante movimentação.

A melhor opção de deslocamento pela cidade a meu ver é a pé, mas pode ser de bicicleta ou até mesmo em um passeio de carruagem. Há também a opção de um city tour “Hop On – Hop Off Tour” preço – 45.000 cop por pessoa e o ticket é valido por 48 horas.

Optamos por visitar a Playa Blanca- Isla Baru, que é bonita com areia branca, águas “calientes” e mar azul cristalino, pena que estava muito cheia, e a infraestrutura é bastante precária, por isso a opção por uma das ilhas privadas do arquipélago para curtir um local sereno com o mar caribenho de fundo, seria o ideal. Todavia se optar pela Paya Blanca tenha muito cuidado com os serviços "gratuitos" que de gratuitos não têm nada e muita paciência com os inúmeros vendedores que passam oferecendo serviços e produtos. Mais uma vez use e abuse da frase “No, gracias”.

Para comer e beber

Rodizio de Massas no Piola que fica ao lado do Casino Rio na avenida San Martin

Churrasco Argentino no Marzola Parrila Argentina na Cidade Murada

Restaurante italiano na Cidade Murada Vineria Enoteca excelentes pratos, pizzas e fantásticos vinhos, além de uma sorveteria na entrada.

Se você gosta de ceviche, La Cevicheria é seu lugar! O restaurante é famoso pelos ceviches frescos que serve e é indicado para quem curte peixes, camarões e outros frutos do mar - em forma de ceviche ou não.O menu tem diversas opções e tamanhos de ceviche, mas há pratos para quem não gosta de peixe servido cru.

Claro que você deverá experimentar a comida típica colombiana, patacón, os peixes que desmacham na boca, o arroz de coco, cazuela de mariscos, arepa e a limonada de coco, delicia...

Receita Limonada de Coco

Crema de coco que é concentrado e doce, mas como não tem no Brasil, vamos substituir por leite de coco e açúcar. Suco de três limões Açúcar a gosto Gelo

Junte o suco de limão, açúcar, leite de coco e gelo e bata no liquidificador. Para decorar uma rodela de limão na borda do copo e coco fresco ralado. Simples e gostoso.

Receita Limonada de Coco Pirata (receita Paggi, Mada, Dahyl e Marise)

Basta usar a receita acima e adicionar meia dose de run. Continua simples mas muito mais gostoso

Arepa

É feita com farinha de milho branco e pode vir com vários recheios, o mais comum é o queijo. Pode ser encontrada em vários vendedores ambulantes que assam na chapa.

La Paletteria

Sempre faz calor em Cartagena e você provavelmente procurará alguma forma de amenizá-lo. É aí que entra o La Paletteria, um local que vende apenas picolés artesanais.

Expostos de uma forma que impressiona pelo colorido e deixa em dúvida os clientes sobre qual sabor escolher, o lugar tem picolés feitos com água, iogurte e leite, e ainda permite que uma cobertura seja colocada, caso seja de seu gosto. Difícil é passar por lá somente uma vez e se contentar com um picolé apenas.

Gelateria Tramonti

Outra opção de sorvete na casquinha é essa sorveteria de gelato italiano artesanal, não deixem de provar os sabores de nutella e café colombiano, o difícil é ficar só com um sabor.

Café del Mar

O Café del Mar é um dos locais que você não deve deixar de conhecer durante sua viagem. Ele fica exatamente em cima da muralha que cerca Cartagena e tem localização privilegiada para admirar o pôr do sol.

Hard Rock Café

Os amantes do rock não ficarão órfãos em Cartagena e poderão contar com a estrutura do Hard Rock Café, rede de restaurantes que está em diversos locais. Para nossa "sorte" no dia que nós fomos havia um concurso de bandas de Rock pesado, o som estava tão alto que só dava para conversar nos intervalos.

Juan Valdez

Quem aprecia um bom café não pode deixar de ir, ao menos uma vez, ao Juan Valdez. O lugar vende produtos da mesma marca - um dos melhores cafés da Colômbia.

Castelo de San Felipe de Barajas

O Castelo de San Felipe de Barajas é um dos pontos turísticos imperdíveis. Construída entre 1536 e 1657, o castelo teve como função proteger Cartagena de ataques estrangeiros e sua localização estratégica permitia que os possíveis inimigos vindos por terra ou mar fossem avistados. Além de ter uma estrutura imponente por fora, internamente tem vários aposentos, labirintos, corredores e túneis, projetados para confundir o inimigo. Foi dessa fortificação que os cartagineses colocaram 27 mil ingleses a bordo de 186 navios pra correr.

No início da manhã ou no final da tarde são as melhores opções para visitação, devido ao calor ser mais ameno e ter menos turistas.

Entrada: 17.000 COP.

Museu do Ouro Zenú

No Museu do Ouro Zenú você poderá entender melhor a história do povo Zenú e conhecer os instrumentos utilizados por esses indígenas.

Há muitas peças expostas que eram utilizadas no cotidiano e outras em ouro como adornos.

Entrada: Gratuito

Las Bóvedas

Las Bóvedas é um dos pontos de Cartagena para fazer compras de lembranças, artesanato local, quadros, bolsas, entre outros artigos. Mas atenção os preços são um pouco salgados, vale a pena pechinchar.

Sapatos Viejos (Sapatos Velhos)

O monumento "Sapatos Viejos" é uma homenagem a um poeta regional chamado Luis Carlos López. O local fica próximo ao Castelo de San Felipe e é um ponto turístico secundário de Cartagena, mas vale a pena pela possibilidade de fotos cômicas. Muitos vendedores de lembranças e outros artigos, irão te assediar e nessa hora basta usar a frase – “No, gracias” umas 30 vezes que o assédio diminui.

Igreja de San Pedro Claver

O Templo de San Pedro Claver abriga uma igreja e um monastério construídos a partir do século XVII. O lugar tem um claustro, com museu de arte sacra e visita às dependências do conjunto arquitetônico.

Na parte superior da construção, onde fica o órgão, você terá uma visão privilegiada da igreja.

Bem em frente a Igreja tem Praça de San Pedro Claver e o Museu de Arte Moderna. O local tem esculturas interessantes em que as pessoas adoram tirar fotos, além de muitos pombos durante o dia, tem até vendedor de milho para pombos.

Passeio de bicicleta comum, elétrica e até scooters

Quer conhecer Cartagena sem precisar caminhar muito? Aposte num passeio de bicicleta comum, elétrica ou scooter que pode ser alugada em diversos pontos da cidade.

O Centro é agradável para ser conhecido dessa forma e fica melhor ainda quando algumas ruas são fechadas para veículos maiores.

DICAS ADICIONAIS DA VIAGEM

Pacote de Viagem - Fiquem atentos aos pacotes de viagem, nós conseguimos um pacote com passagem aérea e hotel na cidade murada por um custo inferior a uma passagem de ponte aérea Rio-São Paulo . Além disso optamos por passar algumas horas em Bogotá para um citytour e um dia na cidade do Panamá para conhecermos a nova eclusa do canal inaugurada esse ano, sem custo adicional

Durante as horas que passamos em Bogotá descobrimos sem querer um restaurante muito legal, próximo a loja da Harley

Davidson, que tem como especialidade as asinhas de frango a moda Bufallo com molhos de pimenta que vão de zero até 911. O atendimento é impecavél, o ambiente excelente, vale a pena conferir:

BW - Buffalo Wings

Av. Calle 82# 12A-35

Bogotá-Colombia

www.thebuffalowings.com

AVALIAÇÃO GERAL DA VIAGEM: EXCELENTE, VALE A PENA VOLTAR

bottom of page